Saímos da Argentina rumo ao Chile. Eu, pelo menos, com a certeza (mais do que a sensação) de que vou voltar! Adorei a Argentina. Liguei-me à Argentina. Próxima paragem: Punta Arenas. Chegamos de camioneta a meio da tarde e somos trespassadas imediatamente por um frio inacreditável. Expressões como "frio cortante" ou "frio de cortar à faca" ganham matéria e conceito. Aqui vamos ficar pelo menos o fim-de-semana.
Perguntou-me um amigo no outro dia de que sentia mais a falta de quando estava a trabalhar. É disso! dos fins-de-semana. Do sábado de manhã. De comprar um jornal e lê-lo na esplanada. Da sexta à noite, de dormir na sala.
Esta cidade não tem muito para fazer, mas aqui esperamos uma visita. A Sara. Que chega Domingo, 18 e nos acompanhará no próximo mês. Assim, descansamos sem o peso na consciência de estar a perder algo. E aproveito para pôr a escrita em dia.
Aproveito ainda para aceder a um pedido muito especial que me chegou através de um comentário a este blog. Um pedido do avô da I.. Para saber mais do nosso dia-a-dia, o que comemos, onde dormimos. Pois aqui vai: dormimos em dormitórios em hostels. Significa portanto, que compartimos quarto com outras pessoas que viajam, tal como nós. Por vezes temos a sorte de ficar com um quarto só para nós, porque já é temporada baixa. Alguns hostels são melhores, outros nem tanto. Mas não ficámos ainda em nenhum verdadeiramente mau. Regra geral, jantamos no hostel. Eu cozinho, a I. ajuda e lava a louça (tudo o que odeio fazer). Comemos de tudo: saladas, frango, arroz com vegetais, pimentos recheados. Dou as minhas receitas à I. (em Sagres ainda vai haver surpresas! Ou então não...). Na Argentina a gastronomia é maravilhosa! Não é só a carne, é o dulce de leche, as empanadas... Tudo! No Chile não creio se seja tão boa. Até porque a ida ao supermercado já nos permitiu reparar na grande diferença nos produtos oferecidos. Uma das consequências do isolamento deste país, de dois lados tem um oceano gelado, do outro uma cordilheira nevada, do outro um deserto.
Vemos filmes (com os cumprimentos do meu irmão Diogo, que me passou uma lista invejável entre filmes já vistos e outros por ver). Ontem revimos os Diários do Che Guevara, hoje o Trainspotting. No outro dia El secreto de tus ojos (filme argentino que ganhou o Óscar para Melhor Filme Estrangeiro, este ano).
Assim vamos indo. Ainda é cedo e há muito para explorar! Vamos dando notícias e muito obrigada pela leitura e comentário!
à frentedomundo serei agora cognominado de coscovilheiro mas não faz mal.
ResponderEliminarObrigado pelos esclarecimentos culinários,
espero que virão ainda muito mais elegantes!
Boa viagem sem constipações.