terça-feira, 6 de abril de 2010

Estereótipo Português

Desde o início desta viagem que me tenho interrogado sobre qual será o estereótipo Português. Os japoneses sacam fotos, os alemãs usam meias com sandálias, os ingleses bebem cerveja e usam t-shirts em dias de 7º, os espanhóis não falam, gritam, os americanos são... os americanos.

E eu interrogava-me: como nos verão os argentinos? Como nos verão as restantes pessoas de outras nacionalidades com que nos cruzamos? Seremos benvindos? Ou odeiam-nos por injustiças dos tempos de colonização? Despertaremos curiosidade? Pensarão nos descobrimentos?

Decidi então começar a prestar atenção à 1ª pergunta que mais vezes nos era feita (a mim e à I.) para ver qual o motivo português de maior interesse para o resto do mundo.

Já descobri quem somos e como somos reconhecidos internacionalmente. Não por qualquer feito do passado ou presente, não pelo nosso clima ou gastronomia, não pelas maravilhas naturais ou pelo queijo dos Açores. Não... Somos o país que pariu o Cristiano Ronaldo! Nem mais, nem menos. Todos nós! Em conjunto com os nossos antepassados e com os nossos filhos que hão-de vir (excepto se nos nascer um jogador ainda melhor), somos o país que pariu o Ronaldo. A pergunta? Se o conhecemos...

Foto tirada na escola de Cholila a um miúdo que,
provavelmente, não tem net em casa.

2 comentários:

  1. Muito bom!!
    Esse Ronaldo anda atrás de mim há meses!!

    ResponderEliminar
  2. LOL! Pá tiro-lhe o chapéu. Deve ser o melhor viajante de todos os tempos, ou isso ou temo dom da ubiquidade. O homem viaja mais que o gnomo da Amelie Poulain...

    ResponderEliminar